Institucional
O Centro Universitário Vértice – Univértix, fundado em 2008, tem como missão oferecer o que há de melhor em ensino superior na região de Minas Gerais. Com mais de 15 anos de experiência, a instituição disponibiliza 13 cursos de graduação presenciais autorizados pelo MEC, incluindo Direito, Odontologia, Medicina Veterinária, Psicologia, Agronomia, Engenharia Civil e Mecânica, além de cursos tradicionais como Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Educação Física e Farmácia.
A Univértix se destaca pelo alinhamento de seus cursos às necessidades regionais e por uma infraestrutura moderna e completa, que inclui um campo experimental de 3,5 hectares para Agronomia, um Hospital Escola de Medicina Veterinária com mais de 5.000 m² e tecnologia avançada, e o Hospital Escola em construção, um complexo quaternário de 30.000 m² e mais de 590 leitos, com atendimento 80% SUS e filantrópico, financiado integralmente com recursos próprios provenientes do curso de Medicina, reforçando o compromisso da instituição com qualidade, inovação e responsabilidade social.
Desde 2012, a instituição também oferece Cursos Técnicos profissionalizantes, em áreas como Edificações, Estética e Mecânica, contribuindo para qualificar a mão-de-obra regional e ampliar oportunidades no mercado de trabalho.
Em sua trajetória de expansão, a Univértix inaugurou novas sedes em outras cidades, incluindo o campus em Juiz de Fora – MG e Três Rios – RJ, fortalecendo sua presença.
Com a Univértix Virtual a instituição amplia seu alcance, oferecendo graduação, pós-graduação e cursos livres a distância, com qualidade, flexibilidade e inovação, possibilitando que estudantes de qualquer lugar estudem com a excelência da Univértix.
Os principais diferenciais da Univértix incluem uma filosofia educacional baseada na ética e na excelência do ensino, valores acessíveis nas mensalidades e a visão de transformar vidas e construir futuros brilhantes, mantendo sempre o compromisso com o desenvolvimento regional e a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado.
Administração
Univértix é o nome fantasia da união do Centro Universitário Univértix. A Instituição de educação superior mantida pela Sociedade Educacional Gardingo Ltda. - SOEGAR, a qual foi constituída no dia 27 de julho de 2000, conforme escritura pública de constituição, protocolada no livro A-2, página 041, sob o no 7904, e registrada no livro A-4, página 105, sob o no 0853, no Cartório de Registro de Títulos da Comarca de Abre Campo - Estado de Minas Gerais.
O Centro Universitário Univértix, no exercício de suas funções como entidades de ensino superior é uma Instituição aberta às comunidades a que serve através de parcerias e participações com entidades públicas ou privadas, na busca de soluções para os problemas sociais da região.
Os cursos em funcionamento, em permanente processo de aperfeiçoamento de sua estrutura curricular, têm o objetivo de formar o profissional qualificado para o exercício da profissão, comprometido com a cidadania, solidariedade, justiça social e o desenvolvimento sustentável, além de possuir competências e habilidades para realizar um trabalho interdisciplinar.
Ademais, objetiva desenvolver uma postura investigativa visando à produção, difusão e aplicação do conhecimento, a partir da realidade da região, tendo como alicerce o aspecto humanístico, crítico, reflexivo, criativo e ético.
Mantenedora
A família Gardingo, composta pelo patriarca Sr. Henrique Gardingo Neto, a matriarca Sra. Alice Muratori Gardingo e seus treze filhos, é a força por trás da Sociedade Educacional Gardingo Ltda. - SOEGAR, mantenedora do Centro Universitário Vértice – Univértix. Desde cedo, a família trabalhou nas lavouras de café em Matipó - MG, e, com muito esforço, alcançaram sucesso como empresários nos ramos de cafeicultura, exportação de café, criação de gado de leite e corte, além de possuírem diversos estabelecimentos comerciais e industriais na região.
João Gardingo, conhecedor dos problemas sociais de Matipó, deu início ao principal projeto de sua vida: a criação da Univértix, totalmente construída com recursos próprios, e que começou suas atividades em fevereiro de 2008. A sede social da SOEGAR fica na Rua Bernardo Torres, nº 180, Bairro do Retiro, em Matipó, Minas Gerais, que também é a sede do Centro Universitário Vértice – Univértix.
Matipó, uma cidade essencialmente agrícola, tem no café seu principal produto, com a economia dividida entre a pecuária, o plantio de cana-de-açúcar e lavouras de café. A dedicação e a visão da família Gardingo são os pilares que sustentam a instituição e a comunidade.
Docentes
Na Univértix, contamos com um corpo docente altamente qualificado e comprometido com a excelência acadêmica. Nossos professores são profissionais experientes e dedicados, que atuam em suas áreas de especialização e contribuem para a formação de cidadãos competentes e éticos. Com um ensino focado na prática e na inovação, nossos docentes estão prontos para transformar o futuro de nossos alunos.
Adriano Carlos Soares
http://lattes.cnpq.br/2818008516268315Alcione Januária Teixeira da Silveira
http://lattes.cnpq.br/9557381307553267Alex Moreira
http://lattes.cnpq.br/6054241254043532Alexandre Almeida Lima
http://lattes.cnpq.br/3175699642208239Aline Aparecida Martins Rolim
http://lattes.cnpq.br/3235184491733069Ana Lígia de Souza Pereira
http://lattes.cnpq.br/3536181377462002Andressa Magalhães Barbosa
http://lattes.cnpq.br/0761953640598847Angélica de Paula Langame
http://lattes.cnpq.br/1744303637816254Ariany Aparecida Salgado Brandão de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/5009394514686550Beatriz Kelly Barros Lopes
http://lattes.cnpq.br/5223291793957235Breno Barcelos Campos
Bruna Berbet Pechara de Andrade
Bruna Chaves Amorim
http://lattes.cnpq.br/8240525138796370Bruno Loures Rossinol
Bruno Santos Cândido de Andrade
http://lattes.cnpq.br/4476234537118878Carlos Eduardo Marques Cerqueira
http://lattes.cnpq.br/5497891926323055Carolina Furtado Amaral Martins
Célio Carvalho de Moraes Júnior
http://lattes.cnpq.br/2772852978928183Cinthia Mara de Oliveira L. Schuengue
http://lattes.cnpq.br/6757851743631821Cíntia Mendes Assis
http://lattes.cnpq.br/1459187736771936Clarice Maria Fonseca Leal
http://lattes.cnpq.br/6145374262781682Clésio Gomes de Jesus
http://lattes.cnpq.br/4906998100309808Cristiano Magno Silva Sampaio
http://lattes.cnpq.br/8666106354599361Daniel Vieira Ferreira
http://lattes.cnpq.br/4329697865535480Dilcimar Gomes de Araújo
http://lattes.cnpq.br/3588403684763270Douglas Caetano Vieira
http://lattes.cnpq.br/5478180927609202Duanne Pinheiro Fonseca
http://lattes.cnpq.br/9725583615425215Edith Abreu Senaris
Elder Machado Dutra
http://lattes.cnpq.br/0997902591941274Érica Stoupa Martins Gardingo
http://lattes.cnpq.br/7666152599117894Fábio Florindo Soares
http://lattes.cnpq.br/6286532144224801Fabíola Pessoa de Almeida
http://lattes.cnpq.br/8486137988730598Fabrício Adriano Alves do Vale
http://lattes.cnpq.br/3564326032837495Fabrício Dias Teixeira
http://lattes.cnpq.br/8595682406338056Fabrício Santos de Souza
http://lattes.cnpq.br/5609766625854977Felipe de Ornelas Caldas
http://lattes.cnpq.br/8899501929488945Felipe Delogo Dutra Pereira
http://lattes.cnpq.br/5493451996346909Felipe Fernandes de Abreu Guimarães
http://lattes.cnpq.br/5695343573190936Fernanda Bicalho Pereira
http://lattes.cnpq.br/7891094307988874Fernanda Cristina Ferrari
http://lattes.cnpq.br/8478812190566074Fernanda Franklin Seixas Arakaki
https://lattes.cnpq.br/1997238380178666Filipe Alves Costa Barbosa
http://lattes.cnpq.br/0316690701046315Gabriel de Paiva Filho
http://lattes.cnpq.br/0555065998830263Gabriela Chaves Mendes Justino
http://lattes.cnpq.br/5406113174536291Gabriela Moreira Pinto
http://lattes.cnpq.br/3035542805479058Gilberto Valente Machado
http://lattes.cnpq.br/0509642938506047Giovanna Toledo Santos
http://lattes.cnpq.br/6780066297479746Guanayr Jabour Amorim
http://lattes.cnpq.br/8355454934097316Guilherme Henrique Lopes Soares
http://lattes.cnpq.br/4992534331753910Gustavo Rezende Triani
http://lattes.cnpq.br/0308727510313442Hemilly de Cassia Monteiro Salvador
Imaculada Coelho da Silva Cardoso
http://lattes.cnpq.br/2872270953465666Ingrid Ribeiro Oliveira Costa
http://lattes.cnpq.br/7968111903368839Irlane Toledo Bastos
http://lattes.cnpq.br/6760899553659356Ítalo Stoupa Vieira
http://lattes.cnpq.br/9254813548829680Ivonaldo Aristeu Gardingo
http://lattes.cnpq.br/3858868685511200Janine Lopes de Carvalho
http://lattes.cnpq.br/1857287101376471Jaqueline Conceição Leite
http://lattes.cnpq.br/3802801806363877Jéssica Cristina Avelar
http://lattes.cnpq.br/5092678608254345Joana Martins de Andrade
http://lattes.cnpq.br/2454026651293159João Antônio Sabino Júnior
http://lattes.cnpq.br/1042948673265544João Batista Neto Emerick
http://lattes.cnpq.br/3755235081595242João Paulo Raposo Ferreira Jaeger
Joice Meire Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/0221110531706553Juliano Vieira
http://lattes.cnpq.br/1248807081674169Júlio César da Mata
http://lattes.cnpq.br/8571963759155669Kelly Aparecida do Nascimento
http://lattes.cnpq.br/1286715441100299Kenia Pereira Lemos Bastos
http://lattes.cnpq.br/5004383842511677Klinger Soares Faico Filho
http://lattes.cnpq.br/4356609588231499Layara de Assis
http://lattes.cnpq.br/2521487071786057Leandro Silva de Araújo
http://lattes.cnpq.br/8365800494567665Leonardo Soares Prates
http://lattes.cnpq.br/6641009608705129Luciano Aguiar Otoni
http://lattes.cnpq.br/4261500432280904Lúcio Flávio Sleutjes
http://lattes.cnpq.br/7527583422616239Luiz Chaves Mendes
http://lattes.cnpq.br/7892622337650325Magali de Paula Silva Santana
http://lattes.cnpq.br/7569191140881929Marcella Ferroni Gouveia
http://lattes.cnpq.br/8338684990218834Marcelo Maia Costa
http://lattes.cnpq.br/2820362453079430Márcia Mendes Dias Vieira
http://lattes.cnpq.br/8411055942216710Mariana de Faria Gardingo Diniz
http://lattes.cnpq.br/0629920740021150Marina de Cássia Silva
http://lattes.cnpq.br/9636860599058156Mário Marcos Valente Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/0327760181806207Mateus Zanirate de Miranda
http://lattes.cnpq.br/0133105682802236Max de Andrade Coelho
http://lattes.cnpq.br/1486911850912081Mayara Cristini Ferreira de Aguiar
http://lattes.cnpq.br/2081007729227854Michel Barros Faria
http://lattes.cnpq.br/8990052092397056Michel Pedrosa Machado
http://lattes.cnpq.br/7969683174831668Natália Tomich Paiva Miranda
http://lattes.cnpq.br/0740673738822247Osmar Francisco Fernandes de Castro
http://lattes.cnpq.br/4890259125256264Paulo César Amorim e Amorim
http://lattes.cnpq.br/4828422054416709Pedro Genuíno de Santana Júnior
http://lattes.cnpq.br/8203219291586051Pollyana Brandão Gomes
http://lattes.cnpq.br/1666482526964641Rafael Rodrigues Polakiewicz
http://lattes.cnpq.br/2717880135415248Rejane Soares Hote
http://lattes.cnpq.br/7524396625857766Renata Alvim Mendes
http://lattes.cnpq.br/0250975953863879Renata de Abreu e Silva Oliveira
http://lattes.cnpq.br/5560247634605375Renata Ferreira Pieroti Machado Pêssoa
http://lattes.cnpq.br/2590113630227197Renata Pessoa Bifano
http://lattes.cnpq.br/4350344744798558Ricardo Alexandre Gandra
http://lattes.cnpq.br/1687829603468280Rita de Cássia Ferreira P. Lazaroni
http://lattes.cnpq.br/3242860269721260Rogério Oliva Carvalho
http://lattes.cnpq.br/6226293652248977Rosélio Marcos Santana
http://lattes.cnpq.br/2844136598451488Ryan de Freitas Diniz
http://lattes.cnpq.br/3202436961223580Sirlon Martins da Silva
http://lattes.cnpq.br/8270047914772961Sthefane Brandão Barbosa
http://lattes.cnpq.br/3418344002604313Suene Franciele Nunes Chaves
http://lattes.cnpq.br/5517062600876737Tamires Ribeiro Dutra Assis
http://lattes.cnpq.br/1071114126082453Tatiana Martins de Freitas Carmo
http://lattes.cnpq.br/2759845572126511Tayse da Costa Silva
http://lattes.cnpq.br/3571018013621369Vanessa Lopes Dias Queiroz
http://lattes.cnpq.br/1313651736922616Vanessa Loures Rossinol
http://lattes.cnpq.br/9220735424028624Vinícius Loures Rossinol
http://lattes.cnpq.br/9840798103274079Vinícius Sigilião Silveira Silva
http://lattes.cnpq.br/6307549867244469Vitor de Souza Soares
http://lattes.cnpq.br/8303291745558660Vitor Guimarães Lage
http://lattes.cnpq.br/4060436120244312Wayne Martins Nascimento
http://lattes.cnpq.br/3905547795847092
Nivelamento
Atualmente, muitos dos acadêmicos que ingressam nos Cursos de Graduação da maioria das Faculdades não apresentam pleno domínio de conhecimentos da Educação Básica indispensáveis ao prosseguimento de estudos em nível superior. Assim, para a melhoria do nível de conhecimento desses acadêmicos a Univértix estabelece condições de aperfeiçoamento da escolaridade básica através do nivelamento.
O nivelamento tem como objetivo oferecer qualificações por áreas do conhecimento possibilitando uma equiparação dos saberes da escola básica em patamares adequados para um melhor desempenho e aproveitamento das unidades de aprendizagem que compõem a matriz curricular.
Com o nivelamento, a Instituição almeja desenvolver ou intensificar o domínio de conhecimentos específicos de seus acadêmicos nas diferentes áreas do conhecimento.
O nivelamento, previsto no calendário acadêmico, é oferecido gratuitamente no início do ano letivo para os acadêmicos iniciantes de cada curso de graduação da Univértix.
PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional
O PDI é um instrumento estratégico que orienta o planejamento e a gestão da instituição de ensino superior. Ele reflete sua identidade, missão e filosofia de trabalho, estabelecendo diretrizes e estratégias para alcançar metas e objetivos. Além disso, contempla sua estrutura organizacional, o Projeto Pedagógico Institucional e as diretrizes que norteiam suas ações acadêmicas e científicas, garantindo um desenvolvimento alinhado com seus princípios e compromissos.
PDI - Plano de Desenvolvimento InstitucionalCOLAPS - Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social do Programa Universidade para Todos (PROUNI)
COLAPS
O Centro Universitário Vértice - Univértix, como participante do Programa Universidade Para Todos - PROUNI, tem instituída a Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social - COLAPS para atender ao estabelecido pela Portaria MEC nº. 1.132 de 2009.
A Comissão tem a finalidade de promover a articulação entre a Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social - CONAP e a comunidade acadêmica. Seu objetivo é acompanhar, averiguar e fiscalizar o PROUNI na IES.
A Comissão é composta por um representante do corpo discente, um representante do corpo docente, um representante da direção da instituição, que deve ser um dos responsáveis pelo PROUNI na IES, e um representante da sociedade civil, sendo que haverá um suplente para cada titular. Os representantes de corpo docente e corpo discente são eleitos por seus pares, através de ampla divulgação pela IES.
Diante disso, dúvidas, observações ou sugestões para melhoria ou denúncia de irregularidades deverão ser formalizadas através de documento escrito junto ao Setor de bolsas, financiamentos e parcelamentos PROUNI/FIES/CREDVÉRTIX onde serão protocolados e encaminhados para análises e discussão em reuniões da COLAPS.
CPA - Comissão Própria de Avaliação
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Vértice é responsável por conduzir a autoavaliação institucional, um processo contínuo que envolve toda a comunidade acadêmica, desde a elaboração do projeto até a análise dos resultados. Essa avaliação é fundamental para orientar o planejamento estratégico da instituição, aprimorar a gestão acadêmica e garantir a qualidade do ensino superior oferecido.
A CPA é formada por representantes de diferentes segmentos da universidade e da sociedade civil, incluindo docentes, discentes, técnicos administrativos, coordenação e reitoria, assegurando a participação de toda a comunidade. A autoavaliação ocorre anualmente, com base nos cinco eixos e dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e considera tanto avaliações internas quanto externas.
O processo envolve a criação de instrumentos de avaliação, aplicação de questionários, compilação e análise de dados, além da elaboração de relatórios parciais e finais, sempre com ampla divulgação para a comunidade acadêmica. Os resultados orientam ações de curto, médio e longo prazo, contribuindo para a melhoria contínua da educação, da gestão institucional e da infraestrutura, especialmente diante do crescimento do número de estudantes.
A CPA atua alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), aos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e à legislação educacional vigente, reforçando o compromisso da Univértix com qualidade, inclusão, eficiência e inovação.
NAPE - Núcleo de apoio psicopedagógico
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAPE tem como finalidade orientar e realizar intervenções breves nas dimensões psicopedagógica e social para o corpo discente, docente e técnicos administrativos da faculdade. O trabalho do NAPE inicia no momento em que o aluno manifesta interesse em ingressar nos cursos oferecidos por nossa faculdade e continua durante toda a formação acadêmica do mesmo.
O NAPE tem como objetivo geral:
- Atuar no processo ensino-aprendizagem do discente integrante desta instituição, constituindo-se em espaço reflexivo, possibilitando um bem-estar do discente na qualidade da sua formação e identidade profissional, identificando problemáticas que interfere esse processo.
O NAPE tem como objetivos específicos:
- Auxiliar acadêmicos na integração destes ao contexto educacional.
- Realizar orientação ao aluno, no que se refere à dificuldades acadêmicas, proporcionando a identificação dos principais fatores envolvidos nas situações problemas e estratégias de enfrentamento pessoais e institucionais.
- Realizar pesquisas a partir dos dados coletados nos atendimentos, relacionados à tipologia das dificuldades apresentadas pelos alunos e encaminhar relatórios junto à coordenação dos cursos e à direção acadêmica com a finalidade de desenvolver estratégias de intervenção institucional.
- Criar espaços de reflexão entre coordenação dos cursos e docentes em relação ao atendimento dos alunos que apresentarem necessidades educacionais especiais.
- Realizar atendimento psicológico emergencial, através de aconselhamento psicológico, identificando as urgências subjetivas nas suas diferentes dimensões (profissional, pedagógica, afetivo-relacional e/ou social), propiciando reflexão para um posicionamento pessoal mais adequado na superação dos problemas e realizando encaminhamentos para profissionais e serviços especializados, se necessário.
- Acompanhar projetos culturais que possibilitem a convivência dos acadêmicos com a diversidade biopsicossocial.
- Assessorar os cursos de graduação em consonância ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC), buscando estratégias psicopedagógicas específicas para cada um.
- Acompanhar acadêmicos com deficiência e os que apresentem dificuldades de aprendizagem, visando o desenvolvimento de competências e habilidades acadêmicas, acompanhando o desempenho acadêmico, a evasão escolar, índices de aproveitamento e de frequência às aulas e demais atividades acadêmicas.
- Auxiliar na avaliação acadêmica de alunos ingressantes, buscando identificar as dificuldades de aprendizagem e auxiliar no planejamento de cursos de nivelamento, bem como acompanhar individualmente os acadêmicos que apresentarem dificuldades específicas de aprendizagem.
- Atender aos funcionários técnicos administrativos e docentes em suas demandas psicossociais, promovendo um ambiente de trabalho com relações saudáveis e harmoniosas.
O NAPE realiza suas intervenções considerando quatro eixos fundamentais:
- Atendimento aos corpos discente, docente e técnicos administrativos
- Apoio à coordenação de cursos e de ensino
- Pesquisa de demanda da faculdade juntamente com a Comissão Própria de Avaliação (CPA)
- Projetos institucionais
Os atendimentos aos corpos discente, docente e técnico administrativo poderão ser individuais ou em grupo, de acordo com a demanda e análise prévia de cada situação problema.
Para os corpos docente e técnico administrativo, a demanda de atendimento poderá ser manifestada pelo próprio funcionário junto ao NAPE ou, no caso do corpo docente, pela coordenação de ensino e no caso dos técnicos administrativos pelo gerente imediato.
O NAPE oferece apoio à coordenação de cursos atuando junto à coordenação na compreensão e resolução de problemas específicos de aprendizagem e relacionais, juntamente com a assessoria pedagógica da faculdade. Oferece, em situações específicas analisando caso a caso, o acompanhamento de projetos de inclusão de pessoas com deficiência. O apoio à coordenação de cursos é realizado pelo NAPE através de reuniões institucionais, atendimentos individuais e orientações específicas.
Secretaria Acadêmica
A Secretaria Acadêmica presta atendimento aos alunos e professores de forma individualizada, considerando-o em sua dimensão pessoal. Para tanto, os atendimentos devem ser preferencialmente agendados, marcando dia e hora.
Caracterização da atividade:
- Esclarecer dúvidas
- Providenciar encaminhamentos
- Orientar aspectos da conduta estudantil
- Aconselhar em relação à aspectos da vida acadêmica
- Orientar estudantes estrangeiros
- Acompanhar estudos e projetos
- Receber sugestões, informações e questionamentos
- Encaminhar às áreas envolvidas, as sugestões e necessidades recebidas para as providências cabíveis
- Acompanhar os processos até a solução final, objetivando manter a qualidade dos serviços prestados
- Para tornar mais eficiente o serviço de atendimento da Secretaria Acadêmica, colocamos os e-mails dos funcionários à disposição dos alunos, para dúvidas, comentários, sugestões
NEAD - Núcleo de Ensino a Distância
O NEAD - Núcleo de Educação a Distância da Univértix Virtual, é o órgão responsável por coordenar, supervisionar e apoiar todas as atividades relacionadas à oferta de cursos na modalidade a distância (EaD). Ele desenvolve as políticas institucionais de EaD, garantindo qualidade acadêmica, inovação pedagógica e eficiência tecnológica. A equipe do NEAD é composta por coordenação, equipe pedagógica, suporte técnico e operacional, atuando de forma integrada para implementar e acompanhar os cursos de graduação, pós-graduação e extensão a distância; desenvolver e avaliar materiais didáticos e projetos pedagógicos; capacitar professores e equipes envolvidas na EaD; oferecer suporte tecnológico e operacional aos alunos e docentes; acompanhar o desempenho acadêmico e promover a melhoria contínua dos cursos.
Todas as ações do NEAD são alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e à Reitoria da Univértix, garantindo que a educação a distância seja moderna, eficiente e acessível, em sintonia com a missão da instituição de formar profissionais preparados para os desafios do mercado.